Vão a enterrar nesta Quinta-feira os restos mortais do general das FAA Agostinho Nelumba Sanjar

Vão a enterrar nesta Quinta-feira os restos mortais do general das FAA Agostinho Nelumba Sanjar

Entre gritos e choros, o corpo do general  Sanjar, chegou esta Quarta-feira, a Luanda e um longo cortejo integrado por colegas, familiares e amigos, seguiu para os Serviços Funerários das Forças Armadas, no cemitério de Santa Ana, e  depois para a sua residência, no bairro Vila Alice.

O programa de exéquias refere a celebração de missa de corpo presente no Comando do Exército, às 8h00, seguida de homenagens dos titulares de órgãos de soberania, deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo, das FAA, da Polícia Nacional, dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, da população e familiares. O cortejo fúnebre parte depois para o cemitério do Alto das Cruzes, onde deve chegar às 10h30.   O corpo do general  Sanjar chegou ontem à tarde a Luanda, proveniente de Joanesburgo. Membros das Forças Armadas, familiares e amigos estiveram no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, para receber aquele que foi o chefe do Estado-Maior-General das FAA de 24 de Junho de 2003 até 2006.

Agostinho Fernandes Nelumba "Sanjar", antigo chefe do Estado Maior General das FAA, que exerceu igualmente as funções de vice-ministro da Defesa Nacional, nasceu a 25 de Novembro de 1952, no município do Tchitato, Lunda Norte, e licenciou-se em 1976 em Ciências Militares, pela Academia Militar Michail Vassilievich Frunze, na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

O general Sanjar exerceu dentre outros cargos, o de vice-chefe de Estado-Maior General das FAA para o Planeamento e Organização, comandante da frente norte, chefe das comunicações da terceira região, chefe adjunto da direcção de Comunicação e também da direcção principal de Operações do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.

Durante a sua carreira militar cumpriu as funções de chefe da direcção de estabelecimento de Ensino Militar do Estado-Maior General, chefe do Estado-Maior General adjunto das extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e membro da Comissão Conjunta para a formação das FAA.