Depois da divulgação do surto de cólera no município do soyo província do Zaire, autoridades sanitárias alertam para cuidados com o meio e tratamento da água.
Em algumas unidades sanitárias de Luanda o registo de doenças diarreicas agudas cresceu, com a chegada do tempo chuvoso, mas não foram confirmados casos de cólera.
Uma doença infecto-contagiosa do intestino delgado geralmente transmitida por meio de alimento ou água contaminados, é assim que se denomina a colara.
A doença caracterizada por diarreia aguda, acompanhada de sintomas como, náuseas, vómitos, irritabilidade, letargia, olhos encovados, boca seca, sede excessiva, pele seca e enrugada, pouca produção de urina, pressão arterial baixa,
Neste momento a maior preocupação para as autoridades sanitárias do país recai por esta altura para o município do Soyo província do Zaire, onde foram diagnosticados ate ao momento 92 casos com registo de 5 óbitos.
Apesar de não se divulgarem ate ao momento casos da doença em Luanda e em outras províncias do país, o alerta deve ser instalado no sentido da prevenção, uma vez que em algumas unidades sanitárias da capital cresce o número de crianças com doenças diarreicas agudas.
{flexiaudio}19519{/flexiaudio}