Para o Bispo de Mbanza Congo, Dom Vicente Carlos Kiazico, a data que também foi determinante para o alcance da independência do país, deve se reflectir na melhoria das condições do povo.
{flexiaudio}19671{/flexiaudio}
O acto central do dos 56 anos da luta armada de libertação nacional, “ O 4 de Fevereiro” aconteceu no Marco histórico do Cazenga e presidiu o acto a Ministra da Cultura Drª Carolina Cerqueira, que no seu discurso disse que a data recorda os heróis que se arrojaram na luta pela nossa autodeterminação e pela Independência do país.
Segundo Carolina Cerqueira, foi no dia 4 de Fevereiro de 1961 que um grupo de angolanos pegou em catanas e se dirigiu às cadeias de Luanda, para libertar os presos políticos e mostrar ao mundo que o regime colonial português podia e devia ser derrotado, atacando a catana e outros meio a Casa de Reclusão e a Cadeia de S. Paulo, ambas na capital angolana.
Adianta ainda que foi graças ao exemplo de valentia e de patriotismo que o Movimento de Libertação Nacional progrediu e se expandiu para as distintas áreas do país, resultando na proclamação da Independência nacional em 1975.
“Rendemos aqui homenagem a todos quantos resistiram ao poder colonial e a todos quantos lutaram, com armas na mão, para a libertação da Pátria Angolana”, sublinhou.
Apelou à juventude a estudar a história do país e honrar os seus heróis, muitos dos quais ainda em vida.