Implicados no assassinato do professor Laurindo Viera condenados

Implicados no assassinato do professor Laurindo Viera condenados

Os quatro implicados no assassinato do professor Laurindo Vieira foram condenados esta Terça-feira, pelo Tribunal da Comarca de Belas, a 25 anos de prisão efectiva, e cada um terá que pagar uma taxa de justiça de 200 mil kwanzas à família do também sociólogo.

Acusados pelo Ministério Público, de acordo com a sentença, ficou provado que os quatro cometeram o crime de homicídio que vitimou, o até então reitor da Universidade Gregório Semedo.

Laurindo Vieira foi morto, no dia 11 de Janeiro 2024, por disparos de arma de fogo na zona do Patriota, por dois acusados que circulavam a bordo de uma motorizada, quando saía de uma dependência bancária.

A receptora do telemóvel, Julieta Colombo, foi absolvida da acusação. O arguido Gelson Miguel, que comprou o aparelho, terá de pagar mais de um milhão de kwanzas à família de Laurindo Vieira.

O autor do disparo, Hélder de Carvalho, de 24 anos, confessou que juntamente com os seus comparsas, agiu de forma consciente e concertada para o cometimento do crime, tendo seguido o professor, desde o banco onde havia levantado um milhão de kwanzas.