"COMO PROTEGER AS HUMILDES POPULAÇÕES DAS DEMOLIÇÕES E CONSEQUENTE AGRAVAMENTO DA POBREZA".
A Maior parte dos ouvintes participantes ao fórum é de opinião que o governo tem a obrigação de construir casas antes de destruir as casas de populares.
Outros, dizem mesmo que as construções anárquicas podem ser evitadas, caso o governo angolano requalificar as áreas do estado para a construção de moradias, para que haja uma sociedade de consenso de quem governa e governados;
O comentarista Ecclesia, Padre Daniel Malamba começa por avaliar o fenómeno da afluência massiva de pessoas ao redor das cidades do nosso país. Segundo o sacerdote, as guerras que assolaram o país provocaram o fenómeno da urbanização em algumas províncias, por falta de planificação.
Daniel Malamba atribui a culpa deste fenómeno aos antigos administradores municipais, tendo acrescentado que as populações não construíram as suas residências sem autorização dos fiscais das Administrações;
Por outro lado, o padre Malamba considera que o estado angolano não está a cumprir com a carta magna que contempla o direito a habitação, e acrescenta não se preocupar com a especulação de venda de material de construção no país.