Kwanza mais valorizado face ao dólar, revela estudos de economistas de banco angolano

kwanzas
A moeda angolana, o kwanza, tem estado a recuperar terreno em relação ao dólar nas últimas semanas, depois de uma prolongada tendência de depreciação, beneficiando da melhoria da situação das reservas internacionais do país, afirmam os economistas do BPI.

O mais recente relatório de conjuntura do banco sobre a economia angolana, publicado na semana passada, sublinha que desde meados de Abril o câmbio situa-se ligeiramente abaixo de 93 kwanzas por 1 dólar e cerca de 3,9 por cento acima do que se verificava no início do ano.

"Esta inversão de tendência verificada ao longo do mês passado é indicativa de uma menor pressão sobre a taxa de câmbio", refere o relatório.

A desvalorização durava desde meados de 2009, quando o problema das reservas angolanas de moeda estrangeira se revelou mais agudo, devido à queda dos preços e das exportações petrolíferas, que actualmente já estão ao nível normal para os últimos anos.

Depois de um desempenho positivo em 2008, "a contracção da actividade exportadora terá ditado uma deterioração da balança corrente em 2009 e uma erosão das reservas internacionais", sublinha o banco, que considera o programa de apoio do Fundo Monetário Internacional "uma ajuda importante".