Depois de conhecidos supostos envolvidos no caso " desvio de milhões no BNA. Ontem a Procuradoria-geral da República divulgou em Luanda, as listas de arguidos envolvidos nos processos de transferências ilícitas, furto de moeda estrangeira e de cremação de dinheiro, registados no Banco Nacional de Angola.
De acordo com O texto publicado pela ANGOP, o procurador-geral da República, João Maria de Sousa, deu a conhecer que em relação ao processo de transferência ilícitas de divisas ao exterior foram detidas 43 suspeitas, 28 das quais constituídas arguidas.
Procurador-geral da república, João Maria de Sousa disse que durante os meses de Setembro a Novembro de 2009, foram desviados do tesouro do BNA, cerca de 137 milhões de dólares, dos quais recuperados mais de 98 milhões de dólares;
João Maria de Sousa reconhece que existem no país, grupos de falsificadores capazes de imitar assinaturas quase indetectáveis;
Por outro lado, João Maria de Sousa afirma que as pessoas detidas são funcionários de base do Banco Nacional de Angola e do ministério das finanças.
João Maria de Sousa, procurador-geral da Republica e o desvio de mais de 100 milhões de dólares dos cofres do BNA.