Encerrou nessa sexta feira aqui em Luanda, a 3ª Conferência Regional, subordinada ao tema “Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável”.
A conferência foi promovida pelo Conselho de Coordenação de Direitos Humanos e a Fundação Open Society – Angola. No final foi emitido um documento onde os participantes condenam a perseguição aos Defensores de Direitos Humanos, com o caso mais recente do assassínio do Congolês Floribert Chebeya.
{flexiaudio}9053{/flexiaudio}
Durante três dias, organizações da sociedade civil de Angola, Congo Brazaville, Congo Democrático, e Angola debateram temas ligados ao “direito à cidadania, e à livre circulação”, o “contexto dos direitos humanos em África”, e á “segurança pública dos direitos humanos na sub-região do continente.” Depois de várias conclusões recomendaram o seguinte:
{flexiaudio}9023{/flexiaudio}
Katila Pinto de Andrade, oficial de Programas da Open Society quando apresentava as recomendações e conclusões da terceira Conferencia Regional sobre Direitos Humanos
O representante do Congo Democrático, Roger Buka-Owoko, falou da importância da realização e de como a promoção dos direitos humanos na região são fundamentais para o desenvolvimento regional
{flexiaudio}9212{/flexiaudio}
O representante da Open Society por sua vez terminou como começou, alertando aos africanos para os perigos que correm ao esquecerem que só eles podem salvar o continente.
{flexiaudio}9091{/flexiaudio}
David Mendes do Conselho de Coordenação de Direitos Humanos finalizou encorajando os seus companheiros e colegas de causa.
{flexiaudio}9048{/flexiaudio}
Encerrou a 3ª Conferência Regional, subordinada ao tema “Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável”. O encontro decorreu durante três dias e juntou participantes da RDC, Republica do Congo e Angola