O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, deu início hoje, segunda-feira, ao processo de requalificação do município do Sambizanga, com o lançamento da primeira pedra para a construção de infra-estruturas residenciais e sociais.
A requalificação do município do Sambizanga será feita de forma faseada, num projecto que prevê a acomodação de 400 mil pessoas em toda a extensão do projecto urbano.
O administrador do Sambizanga, José Tavares, disse que o início deste projecto vinha sendo preparado há bastante tempo.
O programa será implementado num espaço de cerca de 10 hectares do bairro Marconi, na comuna do Ngola Kiluanji, onde serão erguidas infra-estruturas habitacionais e sociais num período de 18 meses.
A área está localizada na parte norte da cidade de Luanda e a sul do Porto de Luanda e é delimitada por uma rede de vias estruturantes em fase de reabilitação e que permitem um fácil acesso ao local.
A nova urbanização será composta por uma variedade de lotes e casas de diferentes tipologias, bem como edifícios residenciais com cinco e nove andares.
Nesta comuna serão construídas moradias, escolas, creches, infra-estruturas comerciais e administrativas, postos de polícia, instalações médicas, desportivas e recreativas, arruamentos, redes eléctricos, de abastecimento de água e de drenagem.
O acto de lançamento da primeira pedra, pelo Presidente da República, foi testemunhado por munícipes da zona, membros do Executivo e representantes de organizações da sociedade civil.
Outro município que poderá também ser afectado pelo plano de requalificação é o Cazenga. Já o administrador municipal Tany Narciso fala da disposição para o cumprimento da empreitada.