A edição 2010 do Prémio Nacional de Jornalismo, realizado na noite de quarta-feira, em Luanda, consagrou os fotógrafos Carlos Guimarães e Paulino Damião, na categoria de fotojornalismo.
Na categoria de imprensa venceu o jornalista Gustavo Costa, do Novo Jornal, enquanto que na de Rádio, o prémio coube a Rádio Ngola Yetu, do grupo Rádio Nacional de Angola.
Na área de televisão, a grande contemplada foi a jornalista Sílvia João, da Televisão Pública de Angola.
Aos finalistas das respectivas categorias foi atribuído o valor de cinco mil dólares e um diploma.
Noventa profissionais de comunicação social de 13 províncias de Angola, das 18 existentes, concorreram ao Prémio Nacional de Jornalismo, que contou com quatro categorias: Fotojornalismo, Imprensa, Rádio e Televisão.
Ao contrário das edições anteriores, o júri decidiu divulgar os nomes dos candidatos no mesmo dia em que se realizou a gala de premiação.
Os candidatos ao prémio, nas quatro categorias concorreram com reportagens, crónicas, fotografias, entrevistas, artigos e outros géneros jornalísticos.
O Prémio Nacional de Jornalismo é promovido pelo Ministério da Comunicação Social como forma de incentivar, distinguir a criatividade, valorizar a profissão de jornalista e valorizar e reconhecer o trabalho da classe jornalística.
Os vencedores nas categorias de imprensa, rádio, televisão e fotojornalismo receberam uma quantia em kwanzas equivalente a 35 mil dólares norte-americanos cada, os finalista, nas diversas categorias, tem direito a um diploma e cinco mil dólares.
Fonte:Angop