Os munícipes do Cazenga, em Luanda, manifestaram hoje, sábado, a sua insatisfação pelo trabalho realizado em 2010 pelas operadoras de limpeza na retirada do lixo na municipalidade.
Entrevistados pela Angop, os munícipes afirmam esperar que os trabalhos a efectuar nas ruas, em 2011, sejam redobrados para permitir criar as condições de habitabilidade dos moradores e evitar doenças.
Para a moradora Ângela Salvador, a limpeza das valas e retirada do lixo na via pública só será possível e êxitosa se a administração local criar políticas para sancionar as empresas, sobretudo aquelas que trabalham à margem dos compromissos assumidos.
Outro morador, Cândido Cardoso, afirma que o Executivo tem de criar, em 2011, brigadas de fiscalização e exigir das operadoras a colocação de contentores em várias zonas, bem como programar actividades de limpeza constantes.
Por outro lado, Luzia Domingos assegura que os moradores tem dado o seu contributo ao depositar o lixo em locais indicadores, mas a inexistência de contentores e recolha permanente facilita a exposição do lixo ao ar livre.
Por sua vez, Júlio Cristóvão, outro residente na área, reconhece e acredita que tudo vai melhorar devido às novas políticas de limpeza dos bairros através do programa de acção do governo de Luanda.
O governo de Luanda lançou em 2010 um programa de manutenção das infra-estruturas, saneamento básico e recolha de lixo.