O secretário provincial em exercício em Cabinda do Ministério de Assistência e Reinserção Social (MINARS), Alberto Felix Baveca, afirmou hoje, nesta cidade, à Angop, estar assegurada a assistência médica, medicamentosa e alimentar dos sete mil 778 idosos registados.
Baveca disse ser também prioridade do sector o atendimento nos serviços de saúde e assistência domiciliária, construção e funcionamento de cinco centros diurnos para idosos, com vertente de terapia ocupacional, sendo um em cada sede municipal e dois no município de Cabinda.
Para os desmobilizados em 2011, o MINARS prevê a auto-construção de casas, dirigida em benefício de 500 ex-militares dos processos de Bicesse e Lusaka e selecção de 150 efectivos licenciados no quadro do Fórum Cabindês para o Diálogo.
O incentivo às cooperativas de produção em diversas profissões para a reintegração e sustentabilidade das pessoas portadoras de dficiência, aquisição e atribuição de meios de locomoção, com particularidade para estudantes e funcionários, constam também do programa.
Em 2010, de acordo com Alberto Baveca, no programa de levantamento do impacto de minas na província, através do INAD, efectuou a abertura das bermas nas localidades de Caio-Nguembo até Bulo, município do Belize, numa extensão de 77 quilómetros, tendo sido desminados 2.310.000 metros quadrados, a implementação do programa de combate à pobreza e geração de renda, com a construção de nove centros de formação profissional.
Trinta e quatro ONG funcionaram na província em 2010, sendo cinco internacionais, 12 nacionais, 15 locais, uma agência da ONU e um órgão independente.
O MINARS registou o regresso espontâneo ao país de 387 cidadãos em 2010