O sistema de abastecimento de água à cidade de Saurimo (Lunda Sul), com capacidade para fornecer 288 metros cúbicos de água por hora, foi hoje inaugurado pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
O sistema de abastecimento de água, com captação a partir do rio Chicapa, foi construído, tendo as obras iniciado em Abril de 2009.
Numa primeira fase vai beneficiar 140 mil habitantes de Saurimo. Está dotada de sistemas de captação de água e de tratamento, bem como de dois reservatórios de dois mil e 500 metros cúbicos cada.
No quadro do projecto foram instalados perto de 15 quilómetros condutas, bocas de incêndios, construídos 48 fontanários e feitas 650 ligações domiciliárias. A estação já funciona em fase experimental.
A cidade já foi servida até 2002 pelo sistema de abastecimento do Luavuri, que abastecia uma parte ínfima da população.
Daí a população abastecia-se de água de lagoas, poços ou ainda retirando directamente do rio sem qualquer tratamento.
O vice-presidente Fernando da Piedade Dias dos Santos declarou que o projecto se enquadra nos esforços do Executivo para a melhoria do abastecimento de água às populações, minimizando as carências actuais.
Apelou à população a contribuir para a manutenção das instalações, sublinhando que o Executivo continuará a trabalhar, de acordo com as disponibilidades e recursos disponíveis, resolver os problemas que afectam as populações.
Fernando da Piedade e membros da sua delegação visitam as diversas áreas da estação designadamente, a salas de comando, sistema de tratamento, de bombagem, casa de sulfatos e a zona de reservatórios.
Entre as diversas entidades destacam-se a governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, os ministros da Administração do Território, da Saúde, Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra, da Juventude e Desportos, da Energia e Águas, e da Educação, directores e assessores do gabinete do vice-presidente e autoridades tradicionais e eclesiásticas.