O chefe de repartição da saúde, Zola Messo, no município do Cazenga, em Luanda, pediu a atenção da população para observarem os cuidados primários de higiene, para se evitar doenças provocadas pela água da chuva.
Falando à Angop sobre as consequências da chuva, o responsável fez saber que as pessoas devem aderir as iniciativas e conselhos das brigadas de sensibilização e campanhas que aconselham ao tratamento de água com lixívia, para se combater a cólera, diarreias agudas, poliomielite e conjuntivite.
Zola Messo adianta que as pessoas devem também evitar charcos junto das residências, efectuarem o acondicionamento adequado do lixo e desinfectar a água para beber por formas a evitar doenças infecto-contagiosas.
Para si, a falta de tratamento de água e de higiene no seio das comunidades tem causado certas doenças, sendo as crianças as mais afectadas.
Segundo disse, a municipalidade encontra-se alagada devido às constantes chuvas que se abatem na capital, razão para serem redobrados os cuidados primários de higiene.
Aconselhou a população local, no sentido de praticarem regularmente a lavagem das mãos antes e depois do uso da casa de banho, bem como levarem as crianças menores de cinco anos de idade aos centros de saúde para apanharem as vacinas de rotina.