O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enalteceu hoje, sexta-feira, a abertura da Zona Económica Especial, considerando que "representa um passo em frente no longo caminho da reindustrialização do nosso país".
"Deve ser assinalado com satisfação", afirmou o Chefe de Estado na abertura da Zona Económica Especial, localizada no município de Viana, em Luanda.
"É um marco histórico para o desenvolvimento da economia nacional e para o relançamento da produção interna de bens e serviços", acrescentou, assinalando que não é um acto isolado. "Outras iniciativas semelhantes estão em curso nos polos industriais de Futila (Cabinda), Soyo (Zaire), Catumbela (Benguela), da Matala (Huíla), na zona mineiro industrial de Cassinga (Huíla) e no perímetro agro-industrial de Pungo a Dongo (Malanje)", realçou.
"Temos razões para acreditar que é possível aplicar o programa do Governo para a substituição ou redução das importações, para o fomento da produção interna e o aumento da riqueza nacional e do emprego", ressaltou. Na Zona Económica Especial foram construídas de raiz fábricas de tintas, fibra óptica, tubos PVC, arames de vedação, entre outras.
A cerimónia foi testemunhada por membros do Executivo, deputados da Assembleia Nacional e outras individualidades.