Presidente da República recebe parceiros sociais

madrO Presidente da República, José Eduardo dos Santos, concedeu ontem audiências, no Palácio da Cidade Alta, a algumas personalidades da sociedade civil. Em encontros separados de aproximadamente 20 minutos, o Chefe de Estado recebeu Domingas Ngueve, Madre Superiora provincial, o terapeuta tradicional "Avô Kitoko", o presidente da Associação dos Jovens Angolanos Provenientes da Zâmbia (Ajapraz), Bento Raimundo, representantes da Banda Movimento e o músico e produtor Freddy.
O Jornal de Angola apurou que as audiências de ontem tiveram como principal propósito auscultar membros da sociedade civil sobre as mais variadas acções desenvolvidas por estes no âmbito do apoio social às populações. A madre Domingas Ngueve, da Congregação das Irmãs de São José de Cluny, que acolhe nas suas escolas aproximadamente 30 mil crianças, considerou o encontro a "melhor prenda de Natal que o Senhor nos concedeu".
A madre realçou a "pessoa atenta e o espírito de abertura" do Chefe de Estado angolano à causa da congregação missionária fundada em 1807, em Paris, e que chegou a Angola há 128 anos. "Desde os primórdios que a congregação nasceu para a educação, desenvolvimento humano em todos os sectores e para a saúde e trabalhos sociais. Podemos afirmar que tem-nos sido muito útil o apoio do Executivo", disse.
Domingas Ngueve apontou como exemplo do apoio que a sua congregação tem recebido a reabilitação das instalações da escola São José de Cluny de Luanda, Malange, Kuito, Huambo, Soyo e Cabinda.
Segundo J.A. Do encontro de ontem com o Presidente da República, a madre saiu ainda mais convicta de que os projectos da congregação, entre os quais uma escola primária que está a ser erguida no município de Viana, vão contar com o apoio do Estado.
A líder da congregação religiosa disse acreditar no país e nos seus dirigentes. "Nós acreditamos nas pessoas que estão connosco e nos lideram. E rezamos para que, de facto, Deus continue a inspirar projectos positivos que possam ajudar este povo a erguer-se cada vez mais", disse a madre, sublinhando que "somos um povo especial pelo talento que temos e por aquilo que nos habita".