CNE inicia formação de formadores para os membros das assembleias de voto

cnelogoangolaA Comissão Nacional Eleitoral (CNE) começa hoje uma acção de formação de formadores para os membros das assembleias de voto, anunciou ontem, em Luanda, a porta-voz Júlia Ferreira, no final da VI sessão extraordinária daquela instituição.
A acção vai decorrer em todo o país e está previsto, numa primeira fase, formar 20 formadores. A Lei Orgânica das Eleições Gerais estabelece cinco membros por cada mesa de voto constituída por um presidente de mesa, um secretário e três escrutinadores.
A CNE prevê instalar em todo país 10.380 assembleias de voto, embora Júlia Ferreira tenha salientado que o levantamento ainda é provisório. "As mesas são ilimitadas e a sua instalação é feita em função das escolhas efectuadas pelos eleitores durante o registo eleitoral. Cada mesa deve acolher 500 eleitores. Estamos a trabalhar nessa matéria, por isso ainda não é um número conclusivo", realçou a porta-voz.
A comissão também está a trabalhar na identificação dos locais. "A CNE está a fazer alguns acertos com os órgãos locais no sentido de obter previamente informações sobre a existência de condições para permitir identificar os locais onde os cidadãos vão exercer o seu direito de voto", explicou.
Para a divulgação dos cadernos eleitorais a Lei estabelece um prazo de 30 dias antes e a CNE quer primeiro fazer uma publicação provisória para que qualquer cidadão interessado possa apresentar a sua reclamação. "Estas tarefas estão em curso e a CNE ainda está no prazo legal. O que nós queremos é fazer um trabalho com perfeição para os cidadãos eleitores poderem, no dia 31 de Agosto, exercer o seu direito de cidadania ", salientou.
Júlia Ferreira garantiu que a CNE tem feito um esforço no sentido de conseguir divulgar os cadernos eleitorais antes do período estabelecido.
De acordo com JÁ. Neste momento, já estão a ser seleccionadas candidaturas para os membros das mesas de voto. Os candidatos devem ser cidadãos angolanos, com capacidade eleitoral activa e ter como habilitações literárias a 8ª classe. Devem ter boa capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal.