Discurso Directo: Jornalista Manuel Vieira conversou com o Musico Sabino Henda.

Discurso Directo: Jornalista Manuel Vieira conversou com o Musico Sabino Henda.

Sabino Henda nasceu na província do Bié, no município de Camacupa, em 1971. Músico Começou a sua carreira musical, em 1980 no Programa Pió-pió e noutros concursos de danças infantis.

Mais tarde, Juntou-se a mais alguns jovens e formaram o primeiro Grupo musical do Bié, chamado “Os Proletários”. A estreia do grupo foi feita numa festa no Clube Vitória, à convite do Comissário da província na altura Bassovava.
O grupo cresceu e passou a chamar-se “Os Ndundumas do Bié, tendo Sabino representado a província no TOP dos Mais Queridos e em várias actividades culturais.
Em 1982, o grupo se desfez devido a alguns problemas políticos. O seu primeiro trabalho discográfico foi lançado em 1998, com o título “Sobrevivo só”.

Sabino Henda ingressou na Marinha de Guerra, na década de 80, e começou a trabalhar no Departamento de Organização e Mobilização e mais tarde transferido para a direcção política. Depois de 1991, já no novo Exército, as FAA, passou para a Direcção de Instrução, onde passou a dar aulas aos militares. Saiu da quarta região para ser colocado na Marinha de Guerra, em Luanda.

Depois de alguns anos, foi para Portugal e fez parte do grupo pioneiro que serviu de núcleo da Forças de fuzileiros Navais de Angola.

O jovem marinheiro, quando chegou à Marinha, havia grandes perspectivas e grandes visões de trabalho, tanto é assim deparou-se com o projecto das Forças Armadas de formar um grupo musical. Tudo veio a calhar. Era o vento ameno do destino que soprava na sua direcção. Como a música fervilhava no sangue, juntou-se a alguns oficiais e formaram o conhecido Grupo 10 de Julho, tornando-se o vocalista e o ritimista da banda.

É com este grupo, que sabino representou a Marinha, em varias frentes de combate, em todas as províncias do país e até em São Tomé e Príncipe. E o eco da sua voz perpassa o país de lés-a-lés. Hoje Sabino é Sargento-Maior e funciona no Departamento de Educação patriótica.

Hoje conta com 3 discos no mercado e já está a preparar o próximo. Visto que o último disco tocou muito, a exigência do público será maior. Neste contexto, terá de multiplicar os esforços de formas a colocar no mercado um disco melhor do que o anterior. E que os fãs se preparem porque o próximo disco promete! Ele e alguns oficias da unidade, estão a preparar o cancioneiro, onde serão exaltados feitos da MGA ao longo dos 30 anos.

Ao longo da sua carreira, Sabino Henda conquistou vários prémios: TOP dos Mais Queridos, em 2003, Variante e a Canção de Luanda em 2000, Nação Coragem no ano de 97, Direitos Humanos (1999), e TOP Rádio Luanda.

Obra discográfica

Sabino Henda já publicou quatros discos: “Sobrevivo Só”, “Hami Olõ” (2000), Poeira Velha (2003) e “De lá para Cá” (2007). Concluiu o curso superior de Relações Internacionais e agora está a produzir dois discos, um da banda 10 de Julho e o CD de estreia do músico Ngapetelo, do Rangel, que já actuou em muitos centro recreativos.