Notícias sobre Luanda

advogado.jpgA governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, pede a sociedade angolana para se unir no combate contra a violência humana e cada um no seu exercício de cidadania passar a mensagem e praticar.

A governante falava à imprensa, à margem do colóquio sobre violência humana, realizada pela Igreja Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Tocoísta”, no município do Kilamba Kiaxi.

Pelo menos 6 pessoas perderam a vida, na sequência da explosão de uma botija de gás, no bairro dos Ossos, Município do Sambizanga, região periférica de Luanda. Tudo aconteceu, segundo fontes no local, quando a família composta de 6 pessoas, pai mãe e 4 filhos se encontravam dentro de casa a dormir.

Uma mulher angolana de 26 anos de idade, de nome Linda António, deu a luz a 8 bebés, em apenas 2 partos, 4 para cada, na Maternidade Lucrécia Paím, em Luanda. No dia 16 de Agosto de 2009, a mulher deu a luz aos últimos 4 rapazes, e até ao dia 20, não havia recebido alta, por falta de condições para albergar e criar os seus filhos. Segundo Vitorino Matari, o pai dos bebés, para além destes 4, já existem outros da primeira gestão, o que vem aumentar a sua preocupação, visto que, não trabalha, e está sem casa.

O comandante da unidade dos Serviços de Bombeiros no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Vitoriano Joaquim, garantiu, em Luanda, que a sua corporação está preparada para dar uma resposta pronta e eficaz a eventuais casos de sinistralidade no referido recinto.
O responsável explicou que a sua unidade está bem estruturada para prevenção e salvamento em casos de acidentes de aviação ou outras emergências, concorrendo também para tal uma constante comunicação com a torre de controlo.
A criação da vala de drenagem no sentido ascendente do primeiro lote da via expresso Luanda/Viana, em construção desde 2007, encontra-se concluída, constatou a Angop no local. Os trabalhos nos sete quilómetros e 360 metros do troço assentaram na escavação e colocação de manilhas, remoção de aterros, construção de passeios, reperfilamento, sinalização, iluminação pública, redes eléctricas, telefónicas e passagens aéreas. O sentido descendente do troço vai receber intervenção semelhante ainda a partir deste mês.