Hospital sanatório de Luanda manda afectados com tuberculose para casa

sanatorioluanda.jpgA falta de espaço o hospital sanatório de Luanda faz com que os doentes infectados com tuberculose, sejam mandados para casa depois destes serem consultados por um médico. Segundo pacientes e familiares, ouvidos pela nossa reportagem manifestaram com indignação esta reacção no único hospital provincial vocacionado para casos do género.
 
Alguns populares temem não só pela vida dos doentes já confirmados mas também pelo perigo de contágio que correm os familiares que os albergam. 
 
As obras de reabilitação do edifício são os motivos apontados pela Direcção do hospital sanatório de Luanda como estando na base da falta de lugar para internamento dos doentes infectados com tuberculose. De acordo com o Drº Afonso Wete, Director Geral daquela unidade hospitalar que falava a Ecclesia realçou que mesmo antes do início das obras o edifício já se apresentava incapacitado para tanta demanda.
Relativamente aos pacientes que são enviados para casa o Dr. Wete disse que a situação deles está a ser acompanhada a partir dos Centros Médicos Municipais. Todavia, o responsável do Hospital não confirmou qualquer caso que estivesse a ser acompanhado pelo sistema de saúde a nível da província. 
 
A falta de espaço para internamento não é a única reclamação dos pacientes e seus acompanhantes. A forma pouco cortês como alguns médicos recebem as pessoas foi também apontada durante a nossa reportagem.
 
Em resposta o Director Geral garantiu que problemas sociais que os profissionais em serviço enfrentam são motivo desta reacção.
 
Mario Santos apresenta a seguinte reportagem com o Director Geral do Hospital