A população aguarda pelo comboio a Malange

comboio

De acordo com alguns publicados pela imprensa, a última vez que um comboio chegou a Malange, foi em Agosto de 1992, poucos antes do reinício da guerra civil em Angola, que se prolongou até 2002 e levou à destruição de parte do troço ferroviário, incluindo algumas pontes.

Dezasseis anos depois, isso em Junho de 2008, também foi noticiado que as ligações ferroviárias entre Luanda e Malange tinham sido retomadas a título experimental numa terça-feira, depois que em Fevereiro de 2005 o grupo China Raylway assumiu a responsabilidade de recuperar todas as estações do trajecto.

{flexiaudio}9881{/flexiaudio}

Na altura, algumas vozes ligadas aos serviços de caminhos-de-ferro de Luanda, prometeram que o serviço regular começaria em Agosto do mesmo. EM 2008 portanto.

A data ainda não tinha sido vencida e em Maio de 2009, o director dos caminhos-de-ferro de Luanda Manuel Gourgel Rodrigues, reafirmara em entrevista publicada pela ANGOP, que a circulação dos comboios de passageiros e mercadorias entre Luanda e Malange seria reatada até ao final ano passado, em caso de cumprimento do programa.

A verdade é que estamos em Fevereiro de 2010 e não se conhece qualquer esclarecimento em torno do assunto. Para além do baixo custo da passagem, outras recordações ficam na memória de quem já fez do comboio o seu principal meio de transporte.

Os populares, também lançaram o seu apelo para que o comboio de Malange como também é conhecido, volte em breve a deslizar sobre os carris que ligam Luanda a Malange.

O Sem dúvidas, procurou já a direcção dos caminhos-de-ferro de Luanda, para saber que motivos impedem o comboio de apitar noutras localidades. Depois de contactos efectuados, fomos orientados a cumprir com algumas normas e só assim deverão ser permitidas as entrevistas junto de quem de direito.