Casos de má nutrição em Luanda.

desnutrioO Hospital da Divina Providência recebe diariamente entre duas a três crianças por má nutrição. O drama parece aumentar devido a más condições sociais dos pais. Devido a sensibilidade do assunto, fomos até ao hospital em questão para conferir de perto, o que se está a passar.

De acordo com o coordenador das actividades sobre má nutrição, do hospital da Divina providencia, Ricardo Hotavila, das 457 crianças internadas, 70 perderam a vida o ano passado.

Só nestes três meses, duas a cada três crianças dão entrada diariamente na naquela Unidade Hospital por má nutrição.

Na sala de cuidados médicos, algumas crianças se apresentam a forma esquelética e do lado direito, crianças com os pés e os braços inflamados todas sofrem de má nutrição. Resultado da falta de alimentação ou falta de algumas proteínas.

Num tom firme. Anita, disse que prefere ficar sem comprar o leite a ficar sem comprar fuba, porque desta forma ela garante alimentação de todos em casa.

Para outra senhora, a situação é mais difícil. Ela vive com o seu filho de apenas 2 anos em casa de uma irmã sua. O problema da desnutrição é desconhecido por muitas senhoras. No entanto a doença continua a matar muitas crianças em Luanda

ma_nutricaoA maior parte destas crianças são encaminhadas do centro de saúde de são João Calábria, para o Hospital da Divina Providência, no Kilamba Kiaxi.

Se por um lado existem senhoras sem recursos financeiros para garantir boa alimentação aos seus filhos, por outro, senhoras há que pensam que as crianças só devem comer uma vez por dia.

É devido esta falta de conhecimento por parte de alguns pais que o Hospital da Divina Providência promove todas as manhas nos seus centros de saúde palestras sobre como prevenir a patologia.

{flexiaudio}9943{/flexiaudio}