Pagamento das taxas de circulação

taxOs principais alvos das taxas de circulação são os automobilistas devido ao facto de usarem as estradas para cumprirem as suas missões.

O uso não é só feito dentro das localidades, diversas vezes quando circulamos pelas ligações inter provinciais cruzamos com viaturas ligeiras e pesadas que transportam passageiros e mercadorias. Para que o trabalho deles corra da melhor forma possível será necessário que o piso do asfalto esteja em boas condições. Mas será que tem sido mesmo assim?

Para conferir sobre as eventuais vantagens do pagamento das taxas de circulação a Matilde Vanda conversou com alguns automobilistas. Acompanhe já a seguir a reportagem da Matilde Vanda.

Era a Matilde Vanda e a reflexão sobre as vantagens do pagamento da taxa de circulação. Por tudo o que ouvimos os automobilistas reclamam pelo facto de não usufruírem dos pagamentos que eles fazem.

Em finais do ano passado, o Ministério das Finanças publicou no seu sítio da Internet um comunicado referente ao pagamento de taxas de circulação cujo teor vamos ler apenas alguns excertos. Presta atenção.


"O Ministério das Finanças leva ao conhecimento das Entidades Públicas e Privadas, Órgãos de Soberania, Sociedade Civil e ao Público em Geral, que nos termos do Decreto Executivo nº 68/09, de 29 de Julho, de Sua Excelência o Ministro das Finanças, foi estabelecido o período de  4  meses, nomeadamente Agosto, Setembro, Outubro e Novembro  para o pagamento da Taxa de Circulação e Fiscalização do Trânsito do ano de 2009.

O Ministério das Finanças preparou de forma cautelosa o processo para o pagamento da Taxa de Circulação deste ano, tendo para o efeito, levado a cabo uma ampla  Campanha de Comunicação e Marketing.

Terminado a 30 de Novembro, o prazo de 4 meses para o pagamento da Taxa de Circulação, o Ministério das Finanças regista com preocupação, a existência de pequeno número de utentes de  automóveis  e motociclos que não efectuaram o pagamento da Taxa de Circulação dentro do prazo previsto, exercendo agora, pressão sobre a administração fiscal,   para que esta faça a  prorrogação do prazo.

Analisados  e ponderados todos os factores intervenientes no processo,  o Ministério das Finanças comunica as entidades públicas e privadas e ao público em geral, que não vai prorrogar o período de pagamento da Taxa de Circulação de 2009.

Ministério das Finanças em Luanda, ao 02 de Dezembro  de 2009
Por se tratar de uma situação que envolve a vida dos automobilistas e não só, procuramos reflectir com a ajuda dos ouvintes, repórteres e convidados sobre as vantagens do pagamento da taxa de circulação.

Sendo a taxa de circulação uma obrigação fiscal, em que é que o cidadão se beneficia? Será que a vida dos utentes das estradas fica mais facilitada?
Estas e outras questões certamente merecerão a reflexão de todos.