Em vésperas do arranque de mais um ano lectivo

14514Alguns estudantes continuam a aguardar pela emissão dos seus certificados e aqueles que procuram um lugar no ensino médio acusam os funcionários da direcção provincial da educação de venderem vagas.

Para acontecer o ano lectivo em 2011 é necessário que os alunos estejam enquadrados nas diversas escolas do país. E para os alunos se sentarem nas salas de aula, é necessário que haja vagas suficientes.

Parece que este cenário não será assim tão fácil neste ano lectivo, porque para além das dificuldades encontradas no acesso aos lugares, ainda há uma outra contrariedade.

É que algumas pessoas só conseguem espaços nas escolas através do pagamento de propinas ilegais, ou seja, aquilo a que chamamos de "gasosa".

Esta situação torna ainda mais negro o quadro de algumas pessoas interessadas na sua formação.

O 100 Dúvidas tomou contacto com esta realidade junto de algumas pessoas que estão a viver de perto as dificuldades de acesso às escolas. A Matilde Vanda

Era a Matilde de Vanda e a reportagem acerca do acesso às escolas, numa altura em que o país se prepara para o arranque do ano lectivo 2011.