Os melhores jogadores e técnicos de 2013 no futebol masculino e feminino serão conhecidos nesta segunda-feira (13), às 15h30 (de Brasília). O prêmio Bola de Ouro, concedido pela Fifa e pela revista France Football, colocou novamente na disputa o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o argentino Lionel Messi, do Barcelona. Desta vez, o outro concorrente vem do futebol alemão, o francês Frank Ribéry, que conduziu o Bayern de Munique a cinco títulos na temporada passada e que chega pela primeira vez à final.
Outra diferença em relação aos últimos anos é que agora o favorito ao prêmio é Cristiano Ronaldo. Vencedor da Bola de Ouro em 2008, o português viu o rival argentino levar a melhor nos quatro anos seguintes e se tornar o recordista da premiação.
Para melhor treinador do futebol masculino estarão concorrendo dois técnicos que se aposentaram recentemente: o inglês Alex Ferguson, que comandou o Manchester United por quase 26 anos, e o alemão Jupp Heynckes, que levou o Bayern de Munique às conquistas do último ano. O outro concorrente é o também alemão Jürgen Klopp, treinador do Borussia Dortmund, vice campeão da Liga dos Campeões.
Entre as mulheres, a brasileira Marta chega a sua décima final, após ter faturado o prêmio em cinco ocasiões (2006 a 2010). Concorrem com ela, a alemã Nadine Angerer e a americana Abby Wambach, atual vencedora do prêmio. Quem também faturou no ano passado foi a treinadora sueca Pia Sundhage, que dirige a seleção de seu país, e que volta à disputa entre os melhores técnicos do futebol feminino contra o alemão Ralf Kellermann, do Wolfsburg (ALE) e a alemã Silvia Neid, que comanda a seleção da Alemanha.
Todos os selecionados foram escolhidos pelos capitães e técnicos das seleções de futebol masculino e feminino das 209 associações membros da Fifa, assim como jornalistas internacionais elegidos pela Fifa e pela revista France Football.