Depois do adiamento, por indisponibilidade dos árbitros que reclamavam pagamento de prémios em atraso, a XVIII edição da Supertaça Vlademiro Romero será disputada quinta-feira, às 19 horas, no pavilhão da Cidadela, pelas equipas do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo.
O adiamento do encontro, inicialmente agendado para sábado, foi o principal tema da semana, tendo em conta o facto de se tratar de uma das modalidades mais titulada do país e a possibilidade de se adiar também o Campeonato Nacional. Mas a direcção da federação e a associação dos árbitros chegaram a acordo e o desafio foi remarcado.
O jogo entre o 1º de Agosto (campeão nacional) e o Libolo (vencedor da taça) vai marcar a abertura da época basquetebolística 2010/2011.
Depois do duelo que travaram na temporada passada, discutindo o título nacional até à ponta final, espera-se um jogo equilibrado. Para ambos os lados, a vitória é a palavra de ordem, por isso as duas equipas prepararam-se afincadamente.
Os plantéis equiparam-se, pois ambas conseguiram manter o "esqueleto" base, apesar da formação do Kwanza Sul ter perdido os préstimos de atletas importantes como o poste norte-americano Omar Peterkins e o extremo Carlos Morais.
Os "militares", ainda sem o base Armando Costa, que recupera de uma lesão, reforçaram-se com o extremo-poste Hélder Ortet e o base-extremo norte-americano Kartlon Mims, ao passo que os libolenses colmataram as saídas com Mayzer Alexandre, Simão Santos e Abdel Bouckar.
Além dos reforços já anunciados, as duas equipas possuem argumentos técnicos e tácticos suficientes para protagonizarem um bom espectáculo. Miguel Lutonda, Kikas Gomes e Carlos Almeida (1º de Agosto), Olímpio Cipriano, Reggie Moore e Milton Barros (Libolo) são alguns nomes que por si só tornam o desafio mais interessante.
O último encontro entre as duas formações decorreu em Outubro, na Taça Victorino Cunha, e o Libolo venceu por um ponto de diferença (97-96). Na ocasião, mesmo sem ritmo competitivo, ambas realizaram um excelente espectáculo, apesar das debilidades defensivas, próprias do início de temporada.
Deste modo, o pavilhão da Cidadela vai albergar o primeiro de muitos confrontos entre duas equipas com os mesmos objectivos: vencer todas as provas.