Com uma segunda parte de luxo, o Petro de Luanda venceu hoje, no pavilhão da Cidadela, o Interclube por 83-72, em partida de acerto a terceira jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (BAI-Basket).
Esta é a segunda derrota consecutiva dos "polícias" que sábados perderam, surpreendentemente, com o Sporting de Cabinda por 87-90.
Os "petrolíferos" foram os mais disciplinados tacticamente e, depois de uma primeira parte equilibrada, tornaram-se "demolidores" na segunda parte do encontro, numa etapa em que Carlos Morais e Roberto Fortes foram os protagonistas das jogadas ofensivas na formação orientada pelo português Alberto Babo.
Na ocasião, o técnico do Interclube José Carlos Guimarães não encontrou soluções para travar o ímpeto ofensivo do adversário, mesmo utilizando maior parte dos jogadores disponíveis.
Com 19 pontos, o extremo do Interclube Euclides Camacho foi o melhor cestinha da partida, seguido pelo seu companheiro de equipa Eduardo Mingas com 17, ao passo que Carlos Morais e Divaldo Mbunga foram os melhores marcadores dos "tricolores" com 15 e 14 pontos respectivamente.
O jogo começou a ser disputado de forma equilibrada, embora o Petro-Atlético estivesse sempre em vantagem. Apesar de continuar "atrás" do resultado, o Interclube, que muito promete esta temporada, manteve-se próximo, impedindo o adversário de se distanciar.
Prova do equilíbrio foi a diferença de um ponto, a favor do Petro, no final do primeiro quarto (20-19). No quarto seguinte, os "polícias" aguentaram até ao último minuto, altura em que os pupilos de Alberto Babo puxaram dos "galões" e aumentaram para nove a diferença (38-29).
Nos dois últimos períodos só deu Petro de Luanda. Os azuis até entraram melhor, reduzindo para dois pontos a desvantagem, mas Roberto Fortes estava em dia de graça e com triplos consecutivos ajudou a equipa a alcançar a maior vantagem do encontro que foi de 21 pontos (74-53).
Depois desta confortável vantagem precisaram apenas gerir. O Interclube, através de Camacho e Mingas, ainda tentou dar a volta ao resultado, mas conseguiu apenas, até ao final do jogo, reduzir para 83-72.
Com esta vitória o Petro de Luanda, que sábado perdeu frente ao Libolo (87-82), junta-se aos líderes, 1º de Agosto e Interclube,com 16 pontos cada.
Com arbitragem de Fernando Pacheco, David Manuel e Manuel Nascimento, as equipas alinharam da seguinte forma:
Petro de Luanda: Braúlio Morais (00), Roderick Neal (05), Romenigue Samba (00), Roberto Fortes (13), Paulo Santana (08), Miguel Kiala (13),, Cedrick Ison (12), Hélder Gonçalves (00), Vlademir Pontes (03), Divaldo Mbunga (14), Idelfonso Kiteculo (00), Carlos Morais (15). Treinador: Alberto Babo
Interclube: Edmundo Ventura (06), Wilson Da Mata (00), Eduardo Mingas (17), Simão Panzo (00), Michel Santos (00), Jorge Tati (00),
Muamba Ilunga (00), Lifetu Selengue (08), Luís Costa (08), Euclides Camacho (19), Shannon Croks (07), José Nascimento (07). Treinador: José Carlos Guimarães.