Angola em femininos está na final do campeonato africano de andebol sénior que está a decorrer no Egipto, ao vencer na tarde desta quinta-feira a Cote D´ivoire por 27-24, na primeira meia-final disputada no Cairo.
Angola chegou a estar a frente do resultado por uma diferença de sete golos, mas na ponta final não conseguiu segurar a diferença, tendo permitido a aproximação da selecção adversária.
No final do encontro, Paulo Pereira treinador das campeãs africanas em título, disse que a equipa ficou nervosa mas o importante foi ter conseguido o primeiro objectivo do torneio.
Em função do resultado, Angola deverá jogar a final contra as Tunisinas que venceram a Argélia na segunda meia-final por 36-16, uma diferença de 20 golos.
Paulo Pereira disse que a Tunísia é muito organizada, por isso cabe a equipa nacional manter os níveis de controlo durante a partida.
Neste país também está o ministro da juventude e desportos Gonçalves Muandumba, que apesar do jogo difícil das meias-finais, disse acredita na revalidação do título.
Já o presidente da federação angolana de andebol, disse que será uma campanha fracassada, se as senhoras não vencerem o título. Na classe masculina, Angola não conseguiu atingir o objectivo que era subir ao podium e deverá com isso ficar abaixo do quarto lugar do último campeonato, mesmo com um jogo ainda por disputar.
Pedro Godinho presidente da federação Angola de andebol, disse que nesta partida Angola deve chamar a si a vitória, para dignificar o nome do país.