O 1º de Agosto venceu o Recreativo do Libolo por 99-95, em partida da sexta jornada da fase final do campeonato nacional de basquetebol sénior masculinos "final four" e ampliou para dois pontos a vantagem sobre a formação do Kwanza Sul que ocupa a segunda posição.
No jogo disputado no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, estava em jogo a liderança da prova, uma vez que o vencedor ficava no primeiro posto, como aconteceu com a formação militar (1º com 12 pontos).
O cabo-verdiano Mário Correia foi o homem do jogo ao apontar 29 pontos, mais nove que o seu companheiro Kikas Gomes (20) que também foi o melhor ressaltador com nove, sendo quatro defensivos e cinco ofensivos. Do lado do Libolo Carlos Morais (22
pontos) e Reggie Moore (18) foram os que mais se destacaram.
O Libolo entrou melhor no jogo mas começou a perder o jogo no segundo quarto quando começou a cometer muitos erros de marcação e perder muitos ataques (15 contra oito do adversário).
A vencer por 33-30, os pupilos de Raúl Duarte deixaram-se empatar a cinco minutos do término da primeira parte (33-33) e começaram a sentir ameaçada a vantagem que traziam desde o primeiro segundo. Os "militares" aceleraram e no final já estavam a vencer por 47-42.
Na segunda parte o encontro foi muito equilibrado e as duas equipas alternaram a liderança no marcador.
Com dificuldades de penetrar na muralha defensiva do Libolo, que havia melhorado neste período, os "rubro-negros" optaram pelo lançamento exterior, onde Mário Correia se destacou.
Com muita experiência, o 1º de Agosto foi gerindo o tempo de posse de bola e o cabo-verdiano encarregou-se de assumir as despesas do jogo.
Quem também esteve bem nos lançamentos de triplo foi o poste Felizardo Ambrósio, marcando quatro em cinco tentados, dois dos quais em fases cruciais do encontro.
Na ponta final, o atleta foi desclassificado por atingir o número limite de faltas.
Foi assim que os "militares" venceram pela primeira, na final four, o Libolo, depois de terem perdido na primeira volta.
Com este resultado o 1º de Agosto mantém-se na liderança, mas agora com dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado (Libolo) (12/10), ao passo que o Petro de Luanda, que hoje venceu o ASA por 97-93, ocupa o terceiro posto também com dez e os "aviadores" são os últimos com seis.
Com arbitragem de Fernando Pacheco e Domingos Simão, as equipas alinharam da seguinte forma:
1º de Agosto: Filipe Abraão (03), Adilson Baza (10), Mário Correia (29), Kikas Gomes (20), Felizardo Ambrósio (14), Vlademir Ricardino (02), Francisco Jordão (00), Adolfo Quimbamba (00), Carlos Almeida (09), Miguel Lutonda (12), Rodrigo Mascarenhas (00), Hermenegildo Santos (00).
Técnico: Luís Magalhães
Libolo: Domingos Bonifácio (03), Olímpio Cipriano (17), Luís Costa (05), Carlos Morais (22), Gerson Monteiro (06), Adilson Câmara (00), Leonel Paulo (16), Abdel Gomes (00), Omar Peterkins (05), Reggie Moore (18), Feliciano Camacho (00), Milton Barros (03).
Técnico: Raúl Duarte
Resultados Parciais: 21-29, 47-42 (intervalo), 71-69, 99-95 (final).