Cerca de 6 mil pessoas, segundo a polícia, tomaram nesta sexta-feira (12) a Praça da Catalunha de Barcelona, na Espanha, para participar de um ato contra a independência da Catalunha sob o lema "Temos um só coração e não queremos que nos dividam em dois".
Em 11 de setembro, dia nacional da Catalunha, 1,5 milhão de pessoas haviam participado de um ato em apoio à independência desta rica região do nordeste da Espanha.
A concentração desta sexta-feira, convocada pela plataforma "Espanya i catalans" e que coincidia com a celebração do Dia da Hispanidade, foi festiva e colorida, com muitas bandeiras catalãs e espanholas.
A manifestação começou animada por conjuntos que tocaram músicas espanholas e latino-americanas e terminou com a leitura de um manifesto lido em catalão, castelhano e inglês, que estabelecia: "Ninguém tem o direito de nos pedir que optemos por nossa condição de catalães ou espanhóis" e "não queremos que uma outra realidade seja imposta".
A leitura terminou com um "viva Espanha e viva Catalunha".
Também havia cartazes com os lemas "Catalães, estamos todos em liberdade", "Eu também sou catalão", "Barça + Madri = Fúria" o "Temos um só coração".
Em meio à leitura do manifesto as pessoas cantavam "Eu sou espanhol, espanhol, espanhol", "Catalunha é Espanha" ou "A Espanha inteira e só uma bandeira".
A maior parte dos lemas fez referência aos valores de unidade da Espanha e contra o nacionalismo catalão, mas, a pedido dos organizadores, não havia bandeiras pré-constitucionais nem símbolos da extrema direita.
Não foram registrados incidentes durante a manifestação, embora alguns separatistas tenham insultado os manifestantes.