A oposição ucraniana rejeita a repetição das eleições legislativas em cinco circunscrições. A comissão eleitoral decidiu realizar novo sufrágio em cinco círculos uninominais devido a numerosas irregularidades. Cerca de 2000 apoiantes da oposição protestaram ontem contra a decisão diante da sede da comissão eleitoral.
“O que exigimos é a repetição do sufrágio nas 13 circunscrições em que temos provas da nossa vitória. Se isso não acontecer vamos pedir novas eleições legislativas”- afirma Vitaliy Klychko, do partido Udar.
O partido no poder considera inviável a realização de um novo escrutínio porque – explica Oleksander Yefremov do Partido das Regiões – “os candidatos eleitos por círculos uninominais gastaram muito dinheiro durante a campanha e não devem apoiar a decisão da oposição.”
Se dois terços dos deputados do parlamento eleito se apresentarem na nova legislatura a assembleia vai poder entrar em funções. Resta saber se a oposição se vai unir para impedir o início da nova legislatura, como refere a correspondente da euronews em Kiev, Angelina Kariakina. Afinal, “o braço-de-ferro com o governo vai ser um verdadeiro teste para a oposição.”