A Vª Frota da Marinha dos Estados Unidos, baseada no Bahrein, não perdeu nenhum avião sem piloto no Golfo, declarou nesta terça-feira à AFP um de seus porta-vozes, desmentindo um anúncio feito pelo Irão durante a manhã.
"Contamos com todas as nossas aeronaves sem piloto que operam na região", disse à AFP Jason Salata, porta-voz da Vª Frota.
"Não perdemos nada recentemente, nos últimos meses", na zona de operações da Vª Frota, que vai do Golfo ao Chifre da África, acrescentou o porta-voz.
"Nossas operações no Golfo estão em conformidade com o direito internacional", acrescentou, dando a entender que a aviação americana não violou as fronteiras do Irão.
Pouco antes, os Guardiões da Revolução anunciaram a captura de um drone americano no espaço aéreo iraniano.
"Um drone (avião sem piloto) americano que sobrevoava a região do Golfo Pérsico com o objetivo de identificar e reunir informação foi (...) capturado nos últimos dias graças ao sistema de controle das forças marítimas dos Guardiões da Revolução quando entrou no espaço aéreo" iraniano, indicou o comunicado publicado no site Sepahnews.ir.
Os Guardiões não informaram a data ou o local da captura.
O chefe das forças marítimas dos "Pasdaran", o almirante Ali Fadavi, informou que se tratava de uma aeronave pequena do tipo "ScanEagle", aviões que geralmente têm como base os navios de guerra americanos, declarou.
É a segunda vez em um ano que Teerã anuncia ter tomado o controle de um drone de observação americano que sobrevoava seu território.
Scan Eagle, com uma envergadura de 3 metros, é um drone de observação tática com um raio de ação de cerca de cem quilômetros, mas capaz de voar por vinte horas, segundo a empresa Boeing, sua fabricante.