Uma carrinha de uma empresa de transporte de valores foi na noite desta segunda-feira assaltada no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, por um grupo de homens armados que conseguiram levar – sem que um único tiro fosse disparado – um cofre que continha ouro e diamantes.
“Podemos confirmar que às 19h47, vários indivíduos penetraram no recinto do aeroporto a bordo de dois veículos que atravessaram as vedações”, confirmou o aeroporto de Bruxelas num comunicado.
A carrinha estava estacionada junto a um avião da Swiss Air que tinha como destino Zurique, na Suíça. Os funcionários da empresa de transporte de valores estavam a transferir para o aparelho cofres quando a carrinha foi atacada. Três minutos depois já os assaltantes fugiam com os cofres, que continham ouro e dez quilos de diamantes, de acordo com a imprensa belga.
Tudo aconteceu minutos antes da descolagem. Os passageiros já estavam no interior do avião, mas ninguém saiu ferido, não foi disparado um único tiro, apesar do aparato: os oito homens estavam "fortemente armados", dizem as informações disponíveis na imprensa belga, munidos com armas automáticas com miras laser.
O voo daquele avião da Swiss Air com destino a Zurique foi anulado, mas o assalto não causou outras perturbações no tráfego aéreo.
Um dos carros em que os assaltantes conseguiram fugir pela vedação danificada foi encontrado não muito longe do aeroporto, incendiado, adiantou a polícia local, citada pelo jornal belga Le Soir.
A televisão pública VRT tinha inicialmente avançado que o valor do produto roubado ascenderia a 350 milhões de euros mas o Centro Mundial de Diamantes de Antuérpia (AWDC, na sigla em inglês), que representa o comércio de diamantes na região de Antuérpia, avançou entretanto que terão sido roubados cerca de 37 milhões de euros em pedras preciosas. Não foi ainda revelado o valor em ouro que também terá sido levado no assalto.
"São diamantes em bruto vindos de Anvers e com destino a Zurique, na Suíça", explicou a porta-voz do AWDC, Caroline De Wolf, citada pela estação de televisão belga RTL.
A responsável, que não revelou a identidade dos fornecedores e compradores das pedras preciosas, admitiu que este foi um dos maiores roubos de diamantes alguma vez registado. A RTBF, a rádio televisão belga francófona, lembra que este é o quinto assalto semelhante no aeroporto de Zaventem, o último em 2011.
A porta-voz do Antwerp World Diamond Centre sublinhou que o transportes de fundos e objectos de elevado valor para o estrangeiro é diário. A porta-voz do AWDC questiona, no entanto, como "uma viatura pode ter acedido facilmente ao terminal do aeroporto".
O aeroporto de Bruxelas garantiu que as regras de segurança são "estreitamente respeitadas e controladas frequentemente, tanto pelas autoridades belgas bem como pelas europeias". Por isso, é surpreendente que isto tenha sido possível", afirmou Jan Vandercruyse, porta-voz do aeroporto, em declarações à rádio Bel RTL.