A poucos meses da Jornada Mundial da Juventude, jovens de todo o mundo já iniciaram sua preparação.
Em Cuba, a cidade de Merced, na província de Camaguey, acolheu por três dias a delegação de jovens que participará da Jornada no Rio de Janeiro.
O encontro incluiu momentos de oração e de preparação espiritual, mas também música, com o ensaio de cantos e danças a serem apresentados no Brasil.
Esta será a segunda vez que uma delegação de jovens cubanos participará de uma Jornada Mundial da Juventude desde que foi instituída por João Paulo II em 1978. A primeira vez foi em 2011, em Madri, com uma numerosa delegação guiada pelo Arcebispo de Havana Card. Jaime Ortega y Alamino.
Na Áustria, em Viena, 21 jovens iniciaram a organizar sua participação, que prevê, além das demais atividades da JMJ, o conhecimento de dois projetos sociais dos salesianos no Brasil.
Os jovens austríacos programaram variadas iniciativas de autofinanciamento a serem realizadas nas paróquias, nas dioceses e nos postos de trabalho, para enfrentar as despesas da viagem e poder contribuir para os projetos sociais no Brasil.
O delegado para a Pastoral Juvenil da Inspetoria austríaca e acompanhante do grupo, Pe. Herbert Salzl, afirmou: “Partimos para uma grande viagem; e os meus votos para todos são os de fazermos experiências inesquecíveis de solidariedade e de alegria. A estátua do Cristo Redentor, no Rio, é realmente significativa: Jesus vem-nos sempre ao encontro de braços abertos!”.