O porta-voz da presidência sul-africana, Mac Maharaj, que esteve preso com Mandela, revela que o antigo presidente sul-africano permanece, ao quarto dia de internamento, na unidade “dos cuidados intensivos” e “o seu estado de saúde não mudou”.
Entretanto, a segurança em torno do hospital Mediclinic Heart, em Pretória, foi reforçada, com a polícia a montar um cordão de segurança e a inspeccionar veículos e peões. Ontem, Mandela foi visitado pela ex-mulher Winnie Madikizela e pela filha de ambos Zindzi.
A actual mulher de Mandela, Graça Machel, tem estado ao lado do antigo presidente desde que este deu entrada no hospital, no sábado.
Mas pouco mais se sabe sobre o estado de saúde de Mandela. As autoridades sul-africanas têm divulgado pouca informação mas são conhecidos os problemas pulmonares do Nobel da Paz desde que, em 1988, lhe foi diagnosticada tuberculose.
Em sete meses, esta é a quarta vez que o primeiro presidente negro da África do Sul, que liderou o combate contra o regime do Apartheid, é hospitalizado. No país, os cidadãos dedicam-se a orações pela recuperação do seu herói.