O antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde sábado passado devido a uma nova infecção respiratória, está a reagir favoravelmente ao tratamento, disse hoje o chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma, no Parlamento.
“Tenho o prazer de anunciar que Madiba [como Mandela é carinhosamente chamado] está a responder melhor ao tratamento desde esta manhã”, disse Jacob Zuma, dando assim pela primeira vez, nos últimos cinco dias, indicações positivas sobre o estado de saúde do Nobel da Paz (1993), actualmente com 94 anos.
“Estamos muitos felizes com este progresso, após os últimos dias que têm sido difíceis”, acrescentou o governante sul-africano, recordando ainda que hoje, dia 12 de Junho, é assinalado o 49.º aniversário da condenação de Mandela à prisão perpétua em 1964.
“Neste importante aniversário, os nossos pensamentos vão para o Presidente Mandela e para a sua família”, referiu Zuma, apelando ainda ao povo sul-africano e à comunidade internacional para continuarem “a manter Mandela nos pensamentos e nas orações”.
Este é o quarto internamento de Mandela desde Dezembro, sempre devido a infecções respiratórias, problema que contraiu durante os 27 anos em que esteve preso devido à sua luta contra o regime segregacionista do “apartheid”.
Mandela foi eleito presidente da África do Sul em 1994, quatro anos depois da sua libertação, nas primeiras eleições realizadas por sufrágio universal no país.
O antigo presidente faz 95 anos a 18 de Julho.