O Presidente norte-americano, Barack Obama, vai desbloquear uma verba de 225 milhões de euros de ajuda humanitária para os refugiados sírios, anunciou hoje, na Irlanda do Norte, um membro da delegação norte-americana.
O anúncio foi feito à margem da cimeira do G8 e permitirá o fornecimento de água, alimentos e abrigos. Com este montante cifra-se já em 600 milhões de euros o total de ajuda norte-americana aos refugiados sírios, precisou aos jornalistas o vice-conselheiro da segurança, Ben Rhodes.
As Nações Unidas lançaram recentemente um apelo para ajudar a Síria, para a qual consideraram ser necessária uma verba na ordem dos 3,9 mil milhões de euros. A União Europeia (UE) anunciou no início deste mês que doaria 400 milhões de euros suplementares para ajudar as vítimas.
A UE reivindica-se como o principal doador humanitário, estimando ter já contribuído com 840 milhões de euros. Mais de 1,6 milhões de sírios fugiram dos combates que atingem o país desde Março de 2011, muitos dos quais se refugiaram em nações vizinhas, nomeadamente Jordânia, Líbano e Turquia. O conflito já provocou 93.000 mortos.