O futuro primeiro-ministro da Austrália, o conservador Tony Abbott, prometeu hoje constituir um Governo "confiável e competente" depois de ter destronado o executivo trabalhista que liderou o país nos últimos seis anos.
"Posso informar-vos que o Governo da Austrália mudou", disse o futuro governante aos apoiantes que o ouviam num hotel em Sydney, lembrando que "pela sétima vez em 60 anos, o Governo mudou" e prometendo, por isso, que "de hoje em diante a Austrália está sob nova gestão e está novamente pronta a funcionar".
A contagem dos votos ainda não terminou oficialmente, mas o anterior primeiro-ministro, Kevin Rudd, já admitiu a derrota, e Abbott precisou que a sua coligação ganhou mais 13 lugares, o que lhe garantia a maioria.
"Estou ansioso por formar um Governo competente, confiável, que com propósito e rapidez, e que de forma metódica vai dedicar-se a cumprir as nossas promessas", disse.
Será um Governo, concluiu, "sem surpresas e sem desculpas, um Governo que entende os limites do poder, bem como o seu potencial".