O Parlamento Europeu divulgou, esta terça-feira, a lista dos sete candidatos ao prémio Sakharov deste ano consta, entre outros, o nome da adolescente paquistanesa baleada por talibãs, Malala Yousafzai, e do antigo espião da CIA, Edward Snowden. Porém, a lista hoje apresentada será reduzida no fim deste mês para apenas três candidatos.
O antigo analista da CIA, Edward Snowden, acusado de espionagem pelos Estados Unidos, é um dos sete candidatos deste ano ao prémio Sakharov, divulgou, esta terça-feira o Parlamento Europeu. Exilado na Rússia, Snowden é o candidato indicado pelos grupos dos Verdes e da Esquerda Unitária.
Da lista faz também parte a adolescente paquistanesa baleada por talibãs, Malala Yousafzai, que desde os seus 11 anos luta pela educação feminina no vale de Swatt, no Paquistão.
Contudo, esta lista será reduzida para apenas três finalistas, no dia 30, e desses será escolhido a 10 de Outubro, em conferência de presidente do Parlamento Europeu, o vencedor do Sakharov de 2013. O prémio, no valor de 50 mil euros, será depois entregue a 20 de Novembro.
O prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento presta homenagem a personalidades ou organizações que dedicaram as suas vidas ou acções à defesa dos direitos humanos e à liberdade. O antigo líder sul-africano Nelson Mandela, o dissidente soviético Anatoly Marchenko, e Xanana Gusmão, são algumas das personalidades já 'premiadas'.