Prisioneiros curdos do PKK evadidos foram capturados

Prisioneiros curdos do PKK evadidos foram capturados

As forças de segurança turcas capturaram 17 dos 18 curdos que se tinham evadido de uma penitenciária da província de Bigol, anunciou hoje o ministro do Interior do Governo de Ancara, Muammer Guler.

“Dezassete dos evadidos foram capturados e as forças de segurança estão à procura do último”, escreveu Guler através de uma conta na rede social Twitter.

O ministro disse ainda que os prisioneiros foram interpelados numa zona rural na província de Bingol, perto do estabelecimento prisional de onde os prisioneiros curdos conseguiram evadir-se através de um túnel que escavaram para o exterior do edifício.

Todos os elementos do grupo de evadidos encontram-se presos por pertencerem ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), proibido na Turquia.

O Este e o Sudeste da Turquia são palco de confrontos entre os rebeldes do PKK e as forças de segurança turcas, num conflito que se prolonga desde 1984 e que já fez, pelo menos, 40 mil mortos.

As negociações de paz que foram iniciadas há menos de um ano entre o Governo de Ancara e o líder curdo do PKK, Abdullah Ocalan, que se encontra detido, já levaram a um cessar-fogo unilateral anunciado pelos curdos, em Março.

O Governo turco anunciou que vai apresentar na segunda-feira um conjunto de reformas legislativas que “visam democratizar o país” e dar resposta às reivindicações da minoria curda.