A chanceler alemã, de 59 anos, foi escolhida pela sua "liderança exemplar na Europa e no mundo durante a crise financeira" e o "comando do crescimento económico alemão".
Angela Merkel foi distinguida esta terça-feira com o Prémio Indira Gandhi para a Paz 2013 pela sua "liderança exemplar na Europa e no mundo durante a crise financeira" global, noticiou o “Times of India”, citando a agência PTI.
Um júri internacional presidido pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, escolheu a chanceler alemã, 59 anos, pela sua "liderança exemplar na Europa e no mundo durante a crise financeira" e o "comando do crescimento económico alemão".
A distinção, anunciada pelo Indira Gandhi Memorial Trust, baseia-se igualmente no papel de Merkel na "promoção da estabilidade económica global", no seu "compromisso com a paz universal e o desarmamento" e no seu "papel de liderança no fortalecimento de relações produtivas e mutuamente benéficas com a Índia e outros países em desenvolvimento".
O Prémio Indira Gandhi para a Paz, Desarmamento e Desenvolvimento foi criado em 1986 e nos últimos anos distinguiu o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (2010), o ex-director da Agência Internacional de Energia Atómica Mohamed el Baradei (2008), o Presidente afegão, Hamid Karzai, (2005) e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan (2003).