Presidente felicitou o luso-descendente Francisco Garcês por ter sido eleito presidente da Câmara de Guaicaipuro, Los Teques, a capital do estado de Miranda.
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse esta segunda-feira que as forças políticas que apoiam a revolução bolivariana conquistaram 76% das câmaras do país.
"Das 257 câmaras municipais a revolução ganhou 210, com 76% das câmaras do país. A oposição conquistou apenas 53 câmaras, 20% das câmaras do país", afirmou Maduro, que falava para um grupo de simpatizantes, na Praça Bolívar de Caracas, onde sublinhou que "por cada três câmaras que a revolução ganhou, a oposição ganhou uma".
Após serem revelados os resultados das eleições, o governante instou o opositor e ex-candidato presidencial, Henrique Capriles Radonski, a demitir-se."Aí tens o teu plebiscito, 'caprichinho'. Prepotente, fascista prepotente. Espero que aprendas a humildade e dês a cara ao país, que te demitas da direcção política da Mesa de Unidade Democrática (coligação opositora) e dos teus cargos".
Segundo vários analistas, a oposição não conseguiu promover as eleições como um plebiscito a Nicolás Maduro. Os socialistas ganharam mais câmaras e votos, mas a oposição venceu nas principais cidades e aumentou a sua presença.