Merkel sofreu acidente de ski e anulou reuniões das próximas semanas

Merkel sofreu acidente de ski e anulou reuniões das próximas semanas

A chanceler alemã, Angela Merkel, feriu-se numa queda quando fazia ski e teve de anular as reuniões previstas para as próximas três semanas, anunciou hoje o seu porta-voz, Steffen Seibert.

«A chanceler não vai poder honrar alguns dos encontros anunciados. Ela sofreu uma contusão numa queda de ski, durante as férias de Natal, na Suíça, que lhe provocou uma fissura na bacia», disse o porta-voz na habitual conferência de imprensa semanal.

A fratura implica que «permaneça deitada a maior parte do tempo, durante três semanas», pelo que a chanceler trabalhará a partir de casa.

«A chanceler mantém total capacidade para atuar e comunicar», disse o porta-voz, precisando que Merkel vai dirigir o Conselho de Ministros de quarta-feira, o primeiro do ano da nova «grande coligação».

Entre os compromissos anulados, figuram uma visita à Polónia, prevista para quarta-feira, e um encontro com o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, na quinta-feira em Berlim.

Merkel, 59 anos, caiu quando esquiava na região suíça de Engadin (sudeste). Inicialmente pensou que estaria apenas magoada, mas ao regressar a Berlim consultou o médico e foi-lhe diagnosticada uma pequena fratura na parte posterior esquerda da bacia, segundo Seibert.