Testamento foi lido esta segunda-feira. A viúva Graça Machel tem direito a receber metade dos seus bens, mas ainda não decidiu se o fará ou se abdica em favor de alguns bens específicos.
A fortuna que Nelson Mandela acumulou em vida vai ser dividida entre os seus filhos e netos, o partido African National Congress (ANC) e colaboradores próximos.
Após a leitura do testamento do estadista, conhecido popularmente por Madiba, ficou-se a saber que cada um dos seus filhos e alguns dos seus netos recebem pouco mais de 222 mil euros.
Alguns dos seus colaboradores mais próximos também receberam quantias monetárias, incluindo a sua assistente pessoal, Zelda Le Grange, a quem serão atribuídos cerca de 3.300 euros.
Graça Machel, a viúva de Mandela, tem direito a receber metade do património do ex-presidente da África do Sul, mas há ainda a possibilidade de abdicar desse direito, optando antes por receber apenas alguns bens específicos, que podem incluir propriedades em Moçambique.
A casa onde Mandela viveu depois de ter sido libertado da prisão ficará para os seus netos, do lado do seu filho Makgatho, que já morreu.
Para o seu partido, o ANC, ficam os direitos de alguns dos seus livros e outros empreendimentos comerciais que utilizam a sua imagem e o seu nome.