Akbar Rezaie, de 27 anos, é professor de religião xiita no Irão e acaba de inovar e abrir os horizontes dos ensinamentos do Corão, o livro sagrado islâmico. Este professor desenvolveu um robô para ajudar as crianças a aprender melhor e a apreciar mais os momentos diários de oração.
A invenção tem tudo para ser um sucesso entre as crianças iranianas que frequentam as aulas de Akbar Rezaie em Varamin, perto de Teerão. Para desenvolver a ideia, o professor frequentou aulas privadas de robótica, onde aprendeu a montar e desenvolver máquinas de estrutura humanoide.
Um dos alunos de Akbar, Mohammad Yasser, já está convencido pela invenção. “Eu costumava orar muito à pressa. Mas agora quero rezar mais devagar. Como o robô”, afirmou a criança.
A invenção de Akbar Rezaie não vem substituir os métodos tradicionais de ensinar a palavra sagrada do Corão, mas promete ser um bom complemento ao ajudar as crianças a manterem-se mais atentas e estimuladas a seguir as orações xiitas, a religião dominante no Irão.