Al-Sisi proclamado oficialmente como presidente

Al-Sisi proclamado oficialmente como presidente

A vitória esmagadora de Abdel Fatah al-Sisi já era conhecida, mas o anúncio dos resultados oficiais das presidenciais egípcias lançou o mote para a festa entre os apoiantes na praça Tahrir do Cairo.

O ex-chefe do Exército conquistou 96,9 por cento dos votos.

No discurso televisivo após o anúncio, Al-Sisi disse que “chegou a hora para que todos trabalhem por um futuro melhor no Egito. O futuro é uma página em branco que pode ser preenchida com o que quisermos”.

Apesar da vitória incontestável do ex-chefe do Exército, a fraca participação – da ordem dos 47 por cento – mostra o desencanto de grande parte da população e está muito longe dos 80 por cento pretendidos por al-Sisi para o legitimar como novo homem forte do Egito.

Um facto que não impedir a festa entre os apoiantes. Uma mulher felicita-o e diz esperar “que assuma as suas responsabilidades”, pois “merece ser o presidente do país”.

Outro apoiante diz que “o povo adora al-Sisi, vai apoiá-lo e responder às suas exigências e espera desenvolver o país para melhor, para que todos vivam em segurança e paz”.

O correspondente da euronews, Mohammed Shaikhibrahim, afirma que “os egípcios acolhem o novo presidente com as celebrações na praça Tahrir, local que assistiu a todas as mudanças na cena política do Egito. Os egípcios esperam que o novo regime tenha êxito onde falharam os anteriores”.