A Alemanha foi pressionada até o fim por uma inspirada seleção da Argélia nesta segunda-feira. Com a derrota da Nigéria para a Françatodas as equipes africanas estão fora do Mundial de futebol.
Os africanos jogaram com energia e confiança para regularmente conseguir expor a defesa alemã, e Islam Slimani conseguiu balançar a rede ainda no tempo regulamentar, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
Embora o favoritismo dos alemães tenha prevalecido, os argelinos deram muito trabalho para serem superados, e o jogo permaneceu empatado em 0 x 0 por todo o tempo regulamentar.
"Mostramos ao mundo todo que a Argélia tem uma grande selecção. Agora as pessoas em todo o mundo viram nossas qualidades", disse o defensor Madjid Bougherra à TV alemã.
O golo aconteceu aos 90 segundos depois do começo do prolongamento, quando o substituto Schuerrle arrematou um cruzamento rasteiro de Mueller.
Ozil marcou no segundo tempo da prorrogação e, embora Abdelmoumene Djabou tenha reduzido a diferença bem no final da partida, a Alemanha conseguiu manter o seu notável recorde de chegar pelo menos aos quartos de final em todos os Mundiais que disputou desde 1938.
"Preferíamos ter vencido essa partida diferentemente. Os argelinos fizeram um bom trabalho, eles nos incomodaram desde o começo e não nos deixaram jogar nosso jogo", disse Schuerrle. "Mas não importa como vencemos, o importante é que estamos nos quartos de final contra a França."
A Argélia mostrou que representava ameaça logo no começo da partida, quando Slimani chegou pela esquerda e o goleiro Manuel Neuer correu para fora da área para afastar o perigo. Poucos minutos depois, Sofiane Feghouli chegou com perigo pela esquerda mas errou o chute.
Com a derrota da Nigéria para a França nesta segunda-feira, todas as equipes africanas estão fora do torneio. França e Alemanha jogam no caminho do Brasil e Colômbia por uma vaga nas semifinais.