O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, pediu à ONU para colocar a Palestina sob a "protecção internacional" das Nações Unidas face à deterioração da situação na Faixa de Gaza.
Abbas entregou uma carta ao coordenador da ONU para o processo de paz no Médio Oriente, Robert Serry, dirigida ao secretário-geral Ban Ki-moon, para "colocar oficialmente o Estado da Palestina sob o regime de protecção internacional da ONU", precisou a Organização de Libertação da Palestina (OLP).
O presidente da Autoridade Palestiniana solicitou ainda a criação imediata de uma comissão de inquérito, segundo um comunicado. "A direcção palestiniana está determinada a tomar medidas concretas para enfrentar a horrível situação em Gaza", sublinha Hanan Ashrawi, membro do comité executivo da OLP, citada no texto.
Em seis dias de ofensiva israelita em Gaza já morreram, pelo menos, 160 pessoas no lado palestiniano. E para este domingo há um ultimato israelita: palestinianos devem deixar Gaza, se não saírem podem ser atingidos por bombardeamentos.