Tromba de água repentina faz quatro mortos em Itália

Tromba de água repentina faz quatro mortos em Itália

Uma tromba de água apanhou toda a gente de surpresa em Refrontolo, no nordeste de Itália, e deixou, pelo menos, quatro mortos e mais de uma dezena de feridos, alguns em estado grave.

Testemunhas referem uma torrente de água e lama que arrastou pessoas e viaturas. A tromba de água, que se prolongou por cerca de 20 minutos, surpreendeu uma festa popular que decorria na noite de sábado para domingo na pequena localidade de Refrontolo, próximo de Treviso, onde o pequeno rio Lierza rapidamente transbordou obrigou as pessoas a procurar refúgio com grande dificuldade.

A Proteção Civil italiana salienta que a situação é grave e alerta que não só Refrontolo foi atingida. Outras povoações vizinhas também.

O presidente da região de Vêneto já esteve no local. Luca Zaia admite decretar o estado de calamidade.

Alguns dos corpos das vítimas mortais – todos homens, ao que se sabe – desta repentina inundação foram encontrados a cerca de 1 quilómetro do local da festa. As equipas de socorro mantém-se na zona.

O mau tempo continua a afetar em particular o centro da Europa, com as repentinas trovoadas acompanhadas de chuva a revelarem-se frequentes, por exemplo, em França, entre períodos de céu pouco nublado.

De Espanha, entretanto, chegou-nos a notícia de uma outra tromba de água repentina acompanhada de trovões que atingiu a região de Gijón e Oviedo, sem vítimas mortais, mas deixando pelo menos cinco pessoas feridas, em resultado de um choque automóvel a que nao terá sido alheio a mudança brusca de clima.

Esta súbita tempestade no norte de Espanha aconteceu entre as 17h e as 18h de sábado, com as estimativas a apontarem para uma queda de água na ordem dos 20 litros por metro quadrado.