Pelo menos 23 pessoas morreram e 50 ficaram feridas após a explosão de três carros-armadilhados num bairro xiita de Bagdad. Após as explosões houve ainda uma "chuva" de morteiros.
A informação foi confirmada à agência Reuters por fontes médicas e de segurança. Os alvos foram os distritos de Kadhimiya e Tobcha na capital iraquiana.
A explosão de bombas em Bagdad tem sido habitual nos últimos meses, mas ataques coordenados deste género têm sido raros nas últimas semanas.
Um porta-voz do Ministério do Interior já confirmou que as autoridades já montaram um perímetro de segurança em volta da área das explosões.
A mesma fonte confirmou a detenção de dois “terroristas” no distrito de Kadhimiya, mas este conjunto de atentados não foi ainda reivindicado.
A instabilidade no Iraque tem subido de tom desde a saída do país dos militares norte-americanos e agravou-se nas últimas semanas depois do início da operação militar dos jihadistas do Estado Islâmico que controlam parte do Norte do Iraque e de parte da Síria.